A proposta do You Yi é de ser um pequeno difusor da cultura chinesa em Porto Alegre. E claro, fazemos isso principalmente através da gastronomia, mas também através de conteúdos, sugestões de filmes e encontros da comunidade chinesa de todo o estado.
Muitas famílias nos honram ao celebrar por aqui os eventos do calendário chinês, como o Ano Novo (春节) e o Festival do Meio Outono (中秋节). No restaurante você encontrará também muitos entusiastas dessa cultura tão linda.
Somos um restaurante familiar e todos os membros da família estão presentes no nosso amado restaurante. Aliado a isso, contamos com uma equipe maravilhosa que divide conosco essa missão há muitos anos. Justamente por sermos um pequeno negócio, nos esmeramos para atender nossos clientes (muitos sendo verdadeiros amigos de décadas) da forma mais genuína e humana possível.
Mencionamos isso porque - mesmo com 32 anos de operação - algumas vezes a casa recebe um volume muito grande de pessoas. E como tudo que fazemos é artesanal e fresco, eventualmente dizemos: 欲速则不达 - "yu su ze bu da".
Estes momentos de "pico" são raros, mas podem acontecer. E buscando sempre melhorar nosso atendimento, preparamos algumas dicas sobre a nossa casa:
Para contarmos um pouco sobre a história do You Yi de hoje, precisamos voltar no tempo para:
O You Yi é fruto da aventura de um casal de chineses, o chef Zhou e sua esposa Li Mei. Ainda em Xangai, eles decidiram empreender no seu restaurante próprio numa época desafiadora, aonde a China atravessava muitas mudanças e o ambiente econômico pós Revolução Cultural ainda estava sendo arquitetado. A diáspora chinesa já vinha acontecendo há anos, e muitas famílias recém formadas decidiam fixar raízes em outros países.
Motivados por alguns amigos, o casal juntou alguns poucos itens numa mala e embarcou para o Brasil. Chegaram em Porto Alegre em 1987 sem falar uma palavra de português. Sem residência, telefone e internet. Sem os recursos modernos de tecnologia que hoje temos. Sem nem entender os caracteres que compõem o nosso alfabeto e sistema de escrita latino.
Em 1988 nasceu Helena, primeira filha do casal. Rong (agora Cláudio aqui no Brasil) conseguiu um emprego como chef e Li (Lígia) trabalhava vendendo lanches (quitutes chineses). Trabalharam muito por 3 anos até conseguirem juntar o necessário para abrir seu próprio restaurante.
Nascia então o You Yi - em 1991 e já no atual endereço - na rua Cândido Silveira, uma travessa da 24 de Outubro (próximo à igreja Auxiliadora).
Sem condições de investir, a família trabalhava o dia todo e morava num minúsculo quarto no andar superior do sobrado que abriga o restaurante (e que hoje serve de dispensa para bebidas).
Apesar das dificuldades, permaneceram confiantes. Cláudio teve a honra de aprender com alguns dos melhores mestres de Xangai numa formação muito completa. Na China ele já trabalhava como chef havia quase 15 anos. E assim perseveraram.
Não foi por acaso que a notícia de um restaurante servindo a autêntica cozinha chinesa se espalhou por Porto Alegre. A comunidade asiática celebrou a abertura de uma casa servindo a culinária típica de cozinhas como a de Yangzhou. Gradualmente - e com muito trabalho - no que o público gaúcho entrou em contato com a cozinha do You Yi, os reconhecimentos começaram a aparecer.
Conquistaram diversos prêmios, entre eles, os da revista Veja de Melhor da Cidade na categoria chinês por diversos anos, e até uma indicação da mesma revista para Melhor Chef em 2008.
A pandemia afetou o nosso setor em cheio. Estima-se que 1 de cada 3 restaurantes tenha fechado as portas permanentemente no Brasil. E, assim como todos, tivemos que nos adaptar. Os primeiros meses foram assustadores. Muitos dias com as portas fechadas e sem poder operar presencialmente nos motivaram a acrescentar as plataformas de delivery.
Trabalhamos com nossos parceiros para desenvolvermos um pedido online próprio, com valores mais justos e mais autonomia. Nossa entrega é feita por parceiros próprios que estão conosco há muitos anos.
Como um pequeno restaurante, reforçamos o compromisso de cuidar uns dos outros. Seguimos todos trabalhando unidos, e hoje temos a satisfação de não somente contar com a mesma equipe que esteve lá desde o início da pandemia, como também com gente nova se juntando a nós.