2046
2046 (2004)

2046

de Wong Kar-wai
Por
Daniel Flores
em
8/5/2021

Se você nunca viu um filme de Wong Kar-wai, então prepare-se. Frequentemente citado por colegas como fonte de inspiração, a exemplo, Sofia Coppola, que declarou publicamente ter sido influenciada por Wong quando filmava "Encontros e Desencontros". E também Matthew Weiner, criador da série Mad Men, que afirma ter pego emprestado diretamente do diretor xangainês para a construção de diversas cenas.

De narrativa fragmentada e não-linear, seus filmes abordam temas como melancolia, isolamento, inadequação, solidão, e uma constante angústia provocada, em grande parte, pela simples falta de conexão e de timing entre as personagens: quem ama parece nunca conseguir receber a contrapartida de sua figura de afeto.

2046 conta a história de um escritor que - na tentativa de esquecer seu grande amor perdido - constrói um universo paralelo constituído por uma gigantesca rede aeroviária mundial percorrida por vagões onde os passageiros embarcam com destino à 2046. Ficção e realidade se confundem à medida que novos amores vão servindo de metáfora para alimentar a trama futurista.

A estética romântica e de visual deslumbrante, a passagem lenta das cenas, e o uso maestral da música ora remetem àquela dos filmes franceses do movimento "Cinemá du Look" dos anos 1980. O filme conta ainda com alguns dos grandes nomes do cinema asiático e mundial da atualidade, como Gong Li, Zhang Ziyi e Tony Leung.