Uma das histórias mais famosas encenadas no estilo Ópera Chinesa é sobre a Concubina Yang YuHuan 杨玉环 adaptada para a Ópera de Pequim 京剧.
A canção conta a história de Yang, a Concubina do Imperador Xuanzong, que reinou durante o período da Dinastia Tang.
Ao que tudo indica, Concubina Yang era a favorita do Imperador. Uma noite, os dois teriam marcado um encontro romântico no Pavilhão das Mil Flores para beber vinho e apreciar o jardim juntos. Mas o Imperador não cumpriu com sua promessa.
Ao invés disso, ele tirou a noite para visitar outra concubina, o que entristeceu muito a Yang.
Dois eunucos da casa foram encarregados de consolar a pobre Yuhuan, que ficou furiosa e depressiva com o descaso do seu amado em uma noite especial. O que ela fez, talvez, é o que qualquer um de nós faria: decidiu não desperdiçar o vinho que haviam preparado para a ocasião, tomando tudo sozinha.
O ciúmes, a amargura e o coração partido da Concubina Yang vão ficando claros à medida que ela tenta negar que está ficando bêbada, mas nós acompanhamos o drama da perda de controle dela.
A adaptação da história ao estilo de Ópera de Pequim foi feita por Mei Lanfang 梅兰芳 e junta o tom alegre e descontraído (típico da Ópera de Pequim) com a triste história de uma decepção amorosa.
Aos poucos, a Concubina Yang é persuadida pelos eunucos da casa a retornar aos seus aposentos com suas criadas, mas o show de cores, cantoria e música vale a pena ser visto do começo ao fim.
Abaixo o link para a performance completa no Youtube, disponibilizada pela CCTV: