Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês

Por
Calebe Guerra
em
3/2/2024

Está chegando o Ano Novo Chinês! 

Falta pouco para as comemorações do Ano Novo Lunar (Ano Novo Chinês). Esse feriado prolongado não será celebrado apenas na China. Alguns países da Ásia, como Vietnã, Coréia, Malásia e Singapura, chineses espalhados pelo mundo todo e todos os que adoram a cultura chinesa também irão celebrar essa data.

A celebração dura cerca de duas semanas e inclui reunir-se com familiares e amigos, comer um grande banquete no “dia da virada”, acender fogos de artifício, e assistir aos desfiles nas ruas.

Por mais de 3.000 anos, o dia do Ano Novo Lunar marca o início de um novo ano no calendário chinês. 

Um calendário diferente? Sim!

O histórico calendário chinês é um calendário lunissolar, o que significa que as datas são determinadas pela lua (lunar) e pelo sol (solar). Os meses começam com cada lua nova, quando a lua não é visível no céu noturno. O novo ano começa na lua nova mais próxima do ponto médio entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera, em algum momento entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Isso significa que todo ano o “dia de ano novo” muda? Sim!

A China adotou o calendário gregoriano, utilizado pelo Ocidente, somente em 1912. Mas as celebrações informais do Ano Novo Lunar nunca pararam de acontecer.

No final do século XX, o feriado foi reintroduzido como o "Festival da Primavera", já que ele ocorre sempre na época do ano que marca o fim do inverno e o início da primavera. Foi nessa época que a China restabeleceu sua data mais histórica e importante como o feriado moderno mais importante também!

O zodíaco chinês, ou Sheng Xiao (生肖), é um ciclo repetitivo de 12 anos de signos animais e seus atributos atribuídos, com base no calendário lunar. Em ordem, os animais do zodíaco são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão, Porco.

O Festival da Primavera (comemoração do Ano Novo Lunar) marca a transição de um animal para o próximo - 2023 é o ano do Coelho, que começou em 22 de janeiro de 2023 e termina em 9 de fevereiro de 2024. Em 10 de fevereiro de 2024 começará o ano do Dragão.

Algumas pessoas acreditam que aqueles nascidos em um ano específico, como o Ano do Dragão, terão algumas das características desse animal. 

Fatos interessantes sobre o Ano Novo Chinês:

1 - Antes do início das festividades, os chineses têm o costume de fazer uma limpeza geral em suas casas para afastar qualquer má sorte que o ano anterior possa ter deixado.

Mas ATENÇÃO! 

Na véspera do Ano Novo, todas as vassouras, pá e escovas precisam ser guardadas e escondidas, para que a boa sorte que chega com o ano novo não seja varrida para longe! A casa pode ser decorada com rolos de papel contendo frases de boa sorte, como “Felicidade” e “Riqueza”.

2 - As pessoas ficam acordadas até a meia-noite soltando fogos de artifício para assustar os espíritos malignos. A cor vermelha simboliza o fogo, que afugenta os espíritos malignos, então é importante vestir roupas vermelhas novas. 

3 - As crianças recebem envelopes vermelhos cheios de dinheiro em vez de presentes embrulhados, como é comum em outras nacionalidades no Natal. A quantia que recebem geralmente é um número par, mas não pode ser divisível por quatro, pois, em chinês, o número 4 significa morte! 

4 - Danças de leão e dragão são comuns durante o Ano Novo Chinês, e eles acreditam que os sons altos dos tambores também afastam má sorte e espíritos ruins.

5. Alguns chineses acreditam que não se deve lavar o cabelo no primeiro dia do Ano Novo Chinês, pois isso significaria lavar sua boa sorte para o novo ano.

6. Para garantir que não haja dívidas no Ano Novo, os chineses acreditam que todas as contas em aberto e valores devidos a amigos e familiares devem ser pagos antes do Ano Novo Chinês.

7. Os chineses acreditam que chorar e lamentar no primeiro dia do Ano Novo Chinês resultará em tempos tristes pelo resto do ano. Além disso, é desaprovado começar o novo ano xingando, ficando chateado ou irritado.

8. Roupas brancas ou pretas são frequentemente evitadas durante as festividades, pois representam as cores tradicionais de luto para os chineses.