As cores da China

As cores da China

Por
Calebe Guerra
em
7/12/2023

Mês passado a internet foi inundada com fotos e vídeos da primeira neve do ano caindo sobre os muros da antiga cidade de Xi’an 西安. A beleza da neve é uma maravilha efêmera, que transforma qualquer cenário urbano em um mundo mágico e sereno. Quando a neve cobre a paisagem, o branco empresta um toque de pureza e renovação. Uma visão muito convidativa, especialmente para quem é apaixonado por neve. 

Isso tudo me levou a pensar sobre as cores e seus significados na cultura chinesa.

O que significa a cor branca? Vamos começar falando de cores.

Existe uma teoria chamada a “Teoria dos Cinco Elementos” (五行说), e é uma das escolas filosóficas influentes na cultura clássica chinesa. Ela estabelece conexões entre os cinco elementos básicos comumente encontrados em nossas vidas cotidianas - madeira, água, fogo, metal e terra - e os diversos elementos que compõem todas as coisas no mundo. 

Foi daí que os chineses antigos desenvolveram as "Cinco Direções" (五方) para melhor encontrar sua própria orientação de espaço. As "Cinco Cores" (azul, vermelho, amarelo, branco, preto) são uma parte importante dessa teoria porque cada cor representa uma direção.

Na China antiga, os chineses se direcionavam por cores. 

Interessante, não? Desde muito cedo, os chineses já atribuíam símbolos às cores. 

Amarelo —— elemento terra, centro.

Branco —— elemento metal (ouro), oeste, outono.

Azul —— elemento madeira, leste, primavera.

Preto —— elemento água, norte, inverno.

Vermelho —— elemento fogo, sul, verão.

Mas e o branco? 

Possuímos uma percepção visual do branco como tendo uma tonalidade pura. Ele é sem cor (em termos de pigmentos e tingimento) e, ao mesmo tempo, a soma de todas as cores (em termos ópticos, claro). Na concepção chinesa, o simbolismo toma a forma dessa segunda forma de enxergar a cor branca: a soma de tudo. 

O ideograma chinês para branco, desde a escrita em ossos oraculares até o atual, tem sido utilizado para descrever o sol brilhante. A escrita de “branco” 白 e “sol” 日 é muito parecida, inclusive. Portanto, o branco puro é representativo do sol nascente, glorioso e luminoso.

Desenvolvimento do ideograma “branco” (白)

Associada com o elemento “metal”, o branco se torna símbolo de pureza. Quando o ouro é derretido para ser purificado, a cor que vemos é tão “luminosa” e “gloriosa” que parece branca, assim como o sol. 

É por isso que o branco é, então, associado à pureza.

Mas branco também simboliza morte

Na cultura chinesa, a cor branca é associada ao luto e aos funerais. Essa associação tem raízes históricas e culturais profundas, e a cor branca é frequentemente usada em roupas funerárias e em rituais de luto. 

Rito funerário tradicional chinês

Esse significado vem da ideia de transformação, de ausência. Assim como o metal muda de forma quando exposto à temperaturas altas, seres humanos também se “transformam” quando seus corpos morrem. 

E, para quem atende a um funeral, o vestir branco também simboliza simplicidade, o que está em consonância com o luto e respeito. Além disso, o branco foi uma das primeiras cores a serem descobertas e amplamente utilizadas na história. Assim, o simples e puro traje branco de luto expressa o temor da morte e o respeito aos ancestrais.

Esta é uma diferença significativa em comparação com as culturas ocidentais, onde as noivas usam vestidos brancos e a cor é associada à castidade. 

As cores na cultura chinesa transcendem a simples estética visual, carregando consigo uma rica tapeçaria de simbolismos e significados profundos. O branco, como manifestação da pureza do metal e a luminosidade do sol nascente, se apresenta com essa dualidade interessante. 

Representando tanto a clareza e a luz quanto o luto e a transformação, o branco na China é um testemunho da complexidade cultural intrínseca às cores. Em cada fio dessa trama cromática, percebemos a interconexão entre a natureza, a espiritualidade e os rituais sociais, demonstrando como as cores continuam a desempenhar um papel vital na compreensão da identidade cultural chinesa.