Edifícios antigos chineses que compunham partes de uma casa ou de uma vila, têm o que chamamos de sistemas estruturais independentes, e cada com com uma história.
Estamos falando sobre arquitetura clássica chinesa durante o mês de março e hoje trazemos a janela como parte central dos esforços da busca por beleza estética que os chineses antigos já possuíam.
A palavra que usamos em mandarim hoje para janela 窗 "Chuang", significava antigamente uma abertura no teto, que servia para iluminar o pátio do edifício. Às vezes parecendo bastante uma chaminé, esse conceito vem de quando os chineses ainda faziam casas dentro de cavernas e abriam na parte superior delas um buraco para iluminação e ventilação.
Em um dos dicionários mais antigos da China (说文解字), a diferença é feita com bastante precisão: 在墙曰牅,在屋曰囱, que quer dizer "no teto, Chuang; na parede, o You; "
Janela, como conhecemos hoje tanto na China quanto no ocidente, era chamada de You. O que era um You 牅, afinal?
You é uma janela "vazia" ou "vazada". Uma abertura na parede apenas com orifícios, sem caixilhos. A beleza que artesãos chineses conseguem criar usando essas janelas vazadas não é unilateral, ela pode ser vista tanto de fora do edifício quanto do lado de dentro. De fora, a luz oca e indivíduos comendo ou conversando; de dentro, paisagens diversas que vão desde jardins, bambus, campos abertos, montanhas e rios.
Janelas vazadas, com seus diversos padrões artísticos, eram esculpidas em pedra, tijolos, madeira ou até mesmo bambus. Os padrões eram vários, e até hoje seguem fazendo parte da estética clássica chinesa.
Da mesma forma como eram nos Portais da Lua, janelas vazadas trazem a mesma cosmovisão chinesa: o desejo da continuidade, da participação do todo com todas as partes que ele compõe.
Na filosofia tradicional chinesa, o ser humano é visto como parte inseparável do ambiente natural, estando arraigado e cultivado nele. O desenvolvimento da humanidade acompanha a expansão de todas as coisas. Logo, enxergar a própria vida dos seres humanos e suas atividades como parte dos acontecimentos do cosmos, do mundo e da natureza, é um pensamento que influenciou (e muito) no trabalho artesanal da arquitetura clássica do país.
É por isso que a falta de uma "porta de janelas" que serve para separar o ambiente interno do externo é caracteristica da Janela Vazada (You), pelo menos na sua forma mais antiga.
Janelas vazadas são parte da herança cultural clássica chinesa, de um povo que buscava fazer com que a elegância dos detalhes simples acompanhassem a funcionalidade das diferentes áreas dos ambientes onde viviam.