Live Shopping e o Dia dos Solteiros (11.11)

Live Shopping e o Dia dos Solteiros (11.11)

Por
Calebe Guerra
em
20/11/2023

    O dia 11 de novembro é conhecido na China como o Dia dos Solteiros (双十一), uma celebração associada aos números que compõem a data (1111), simbolizando quatro “números sozinhos”, todos sem um par. A ideia nasceu no começo da década de noventa como uma espécie de contrapartida ao Dia dos Namorados, tornando-se um festival de entretenimento para celebrar a solteirice. 

  Por que não celebrar a solidão da mesma forma que celebramos o amor?

  No entanto, não foi até 2009 que o significado da data mudou dramaticamente quando a gigante do comércio eletrônico Alibaba adotou a data como uma oportunidade para oferecer grandes descontos aos solteiros que desejavam se presentear. Desde então, o Dia dos Solteiros evoluiu para se tornar a principal ocasião comercial na China, rivalizando com eventos de compras em escala global. Em 2021, a data registrou um volume impressionante de US$139 bilhões em vendas na China, superando significativamente a soma das vendas da Black Friday e da Cyber Monday nos Estados Unidos.

  Em 2023 não foi diferente. 

Ilustração: Lau Ka-Kuen 

  Na China, a última semana foi muito movimentada online, com consumidores de todo o país lotando virtualmente seus carrinhos de compras nas principais plataformas de comércio, ansiosos pela chegada da meia-noite do dia 11. Nesse momento, descontos de até 50% foram aplicados em diversos produtos, criando uma corrida frenética por ofertas irresistíveis.

  E, apesar dos desafios econômicos que a China enfrenta, o Dia dos Solteiros deste ano foi declarado um sucesso pela Alibaba, com vendas que superaram as do ano passado.

  Eddie Wu, CEO da Alibaba, disse em entrevista que parte do sucesso vem da “transformação digital” que ocorreu no setor da internet para consumidores, “à medida que a inteligência artificial (IA) continua a desencadear novas formas de produtividade”. 

  Mas, além dos avanços em IA, Live Shopping também leva créditos pelo sucesso de vendas deste ano. 

  Live shopping, ou "comércio ao vivo", é uma forma de comércio online que envolve a transmissão ao vivo de vídeos onde os espectadores podem interagir em tempo real com os apresentadores, influenciadores ou vendedores enquanto compram produtos. Durante uma transmissão ao vivo de compras, os apresentadores exibem e demonstram produtos, respondem a perguntas dos espectadores e oferecem promoções especiais.

  A campanha do Dia dos Solteiros da Alibaba este ano foi impulsionada por um grupo de transmissores ao vivo, incluindo o influenciador de destaque Austin Li Jiaqi, persuadindo os consumidores a comprarem nas plataformas do grupo.

  "O Dia dos Solteiros deste ano foi muito diferente do ano anterior, pois representa uma importante guerra defensiva pelos sites tradicionais de comércio eletrônico contra as plataformas de Live Streaming (transmissão ao vivo), disse Zhang Yi, fundador e analista-chefe da consultoria de mercado iiMedia. 

  A união finalmente se concretizou.

  Ou seja, incorporando o Live Streaming (Transmissão ao vivo) diretamente nos sites de compras, a experiência do consumidor vai além de somente botar produtos no carrinho de compras e esperar pelo desconto. Online e ao vivo, milhões de pessoas passaram horas da madrugada do dia 11 sendo apresentados a produtos e recebendo descontos ao vivo. 

  Entre os streamers que ajudaram a lançar a campanha da unidade de comércio eletrônico da Alibaba estava o  influenciador Austin Li Jiaqi, que gerou mais de 100 milhões de yuan (US$ 14 milhões) em volume total de vendas em um dia, de acordo com dados divulgados pela empresa.

  Ele ficou conhecido na China como “Rei do Batom” após ter vendido 15.000 batons em cinco minutos em uma Live que fez na plataforma Taobao, distribuindo prêmios em dinheiro aleatórios de até 100 yuan para quem o assistia online, além dos descontos.

Imagem: Chila Daily

  No Dia dos Solteiros, Li atraiu uma audiência online média de 20 milhões para cada sessão de transmissão e registrou mais de 100 milhões de espectadores em cerca de 30 minutos após o início das pré-vendas, de acordo com dados.

    O Dia dos Solteiros de 2023 na China marcou a ascensão notável do Live Shopping como uma força impulsora das vendas online. A integração do Live Streaming nas plataformas de compras não apenas transformou a experiência do consumidor, mas também destacou a influência crescente da inteligência artificial na transformação digital do comércio. E isso aponta para uma nova era, onde a interatividade ao vivo redefiniu a forma como os consumidores participam do comércio.

  Assista a um Live Shopping do Rei do Batom: 

Fonte: https://www.scmp.com/tech/tech-trends/article/3241128/chinese-consumers-hunt-low-prices-local-brands-singles-day-shopping-festival-economy-shows-signs 

(e outros links disponíveis no texto)