A livraria Dujiangyan Zhongshuge impressiona por suas curvas e sensação de ilusão de ótica. Li Xiang, a arquiteta do projeto, explora em seus trabalhos certa liberdade artística que não se prende a determinados estilos predominantes. Seus trabalhos contemplam seu fascínio pela aplicação de formas geométricas, movimento e o infinito.
No primeiro andar da livraria há um café e uma área infantil com espaço para leitura e brinquedos. Já o segundo andar é cercado por balcões com assentos para reuniões e para os clientes que desejam folhar os livros.
Segundo Li, "ao caminhar pela livraria os clientes podem perceber a paisagem da cidade de Dujiangyan. Seu corpo se sentindo imerso e entrelaçado no espaço entre objetos estranhos. O impacto em sua alma sendo similar à sensação de admiração de se contemplar a natureza"
A inspiração para o projeto partiu da longa relação de Dujiangyan «都江堰» com a água. A cidade possui um antigo sistema de irrigação – datado de 256 AC – que se desenvolve a partir do rio Min, o maior afluente do rio Yangtze.
"Dujiangyan é uma cidade com uma história dedicada à conservação da água. Na area central deste projeto, você poderá perceber a referência da construção da barragem na integração entre as prateleiras em arcos, que por sua vez também contribuem para a estética geométrica e visual do projeto", afirma Li.
Referências:
Fotos:
Feng Shao