O Monstro Nian · Nian shou

年獸

O Monstro Nian · Nian shou

Por
Wu Ming
em
27/1/2022

O lançamento de fogos que ocorria durante o ano novo chinês, até pouco tempo atrás, era o maior evento do tipo. Sim, não isento de seus dilemas, afinal, todos sabemos das mazelas causadas pela explosão dos fogos. Justamente por isso Pequim e outras 500 cidades chinesas já proibiram seu uso há mais de 15 anos. E mesmo assim, milhares de pessoas desafiam essas regras durante o Festival da Primavera, soltando fogos e rojões com o intuito de preservar este ritual.

Você sabe o porquê de tanto barulho?
Todo ano por volta do ano novo chinês, uma criatura chamada Nian (年獸) quebra seu isolamento das montanhas e ruma à cidade trazendo medo e destruição. Nada escapa à ira do Nian: lavouras são arrasadas e até pessoas são devoradas; principalmente crianças.

O Nian é grande como um elefante, a cabeça lembra um leão de face achatada, e com um chifre. Mas ele tem dois pontos fracos: ele odeia barulho e tem medo da cor vermelha. Justamente por isso é tão forte a tradição de todo ano novo as pessoas decorarem suas casas com lanternas e tiras vermelhas com dísticos nas janelas. Alguns lares colocam oferendas com comida na porta da frente, para que o Nian se alimente e não tenha a necessidade de invadir a casa.

Mas acima de tudo, milhares de fogos e rojões são lançados para que o barulho amedronte a criatura Nian e ela permaneça assim adormecida nas montanhas.