Nomes chineses · parte 2 —— numerologia

Nomes chineses · parte 2 —— numerologia

Por
Calebe Guerra
em
17/10/2022

Antigamente, o moço que se interessava por uma mulher e desejava conhecê-la, tinha que ir até a casa da família da moça “perguntar o nome” dela (问名). O objetivo era voltar para sua casa, consultar um adivinho da vila e ver se a numerologia do nome era boa ou ruim e se combinava com a sua.

A partir do nome e sobrenome de alguém, dava para saber muita informação sobre a pessoa.

| NOMES e NÚMEROS

Algumas coisas eram levadas em consideração na hora de nomear uma criança, uma delas era a simbologia dos números.

A filosofia taoísta chinesa nasce da ideia de que o universo é feito de números. “Tao gera o Um, Um gera Dois, Dois gera Três e Três gera todos os seres”, escreve Lao Tsé, pai da filosofia taoísta.

Um é o começo de tudo. Não é difícil entender pais chineses que colocam o número “um” no nome de seus filhos, por exemplo, para simbolizar a expectativa de que essa criança, no futuro, traga muitos netos "criando" uma grande família.

Mas esses números geram uma sequência. Um é o começo, o preparo. Dois é o desenvolvimento, e o Três simboliza a maturidade e a estabilidade. Do começo à maturidade, temos Um e Três.

Por isso os chineses gostam muito do número Nove, já que ele é o resultado do número Três multiplicado por ele mesmo três vezes.

Números entravam nos nomes das pessoas para atender às expectativas que os pais tinham sobre seus filhos. Um e Nove batem recorde de aparições em nomes próprios na China, já que simbolizam primogenitura e abundância. Mas os outros números também aparecem.

E alguns deles não são tão bons assim.

O número Quatro (四), por exemplo, em chinês, tem quase a mesma pronúncia que a palavra “morte” (死). Por isso, não é muito comum pessoas que tenham esse número em seus nomes, e quando ele aparece,  pode significar, por exemplo, que a mãe faleceu durante o parto. Dessa forma, ao conhecer alguém que traz esse número no nome, esse tipo de informação automaticamente precisaria ser investigada por esse “adivinho”, que muitas vezes era alguém que sabia muito sobre várias famílias da região, para que ele descubra o que esse número quer realmente dizer.

| NOMES e ESTAÇÕES DO ANO

Muitas pessoas também trazem as estações do ano para o nome de seus filhos. Isso é mais comum acontecer quando a criança nasce na primavera (afinal, é a estação preferida dos chineses).

Juntamente com as estações do ano, chineses dão nomes de acordo com elementos da natureza que acreditam poder faltar na vida da criança dependendo da estação em que ela nasceu.

Por exemplo, nascer durante um verão escaldante, faz com que algumas crianças ganhem nomes que tragam o radical de água (水), gelo (冰) ou vento (风), simbolizando o equilíbrio que os pais buscam para essa pessoa.

Se a criança nasce durante o inverno rigoroso, ideogramas que tragam fogo (火) ou simbolizam calor podem aparecer também. Imagine nascer durante uma nevasca e ainda ter em seu nome a palavra “gelo”? Qual equilíbrio isso traria para sua vida? É difícil imaginar. Em algumas ocasiões, porém, pais que querem intencionalmente lamentar a data de nascimento de seus filhos fazem isso também, mas sabendo que seus nomes serão considerados “ruins” ou “amaldiçoados” por todos.  

É por isso que, ao saber o nome de uma pessoa, um adivinho especialista em numerologia saberia muitas informações sobre ela. Seu lugar na família, a estação do ano em que nasceu e o que seus pais tinham de expectativa sobre ela. Assim, ele saberia quando dois nomes fossem “equilibrados” (feitos um para o outro) ou não e daria sua opinião sobre o casamento.

E não só matrimônios. Muitos adivinhos ainda são buscados por algumas pessoas antes que elas fechem contratos com parceiros comerciais, ou até mesmo pessoas que estão curiosas para saber como seus nomes se encaixam com os de seus amigos e colegas.