O Ano Novo Chinês e suas expressões artísticas

O Ano Novo Chinês e suas expressões artísticas

Por
Calebe Guerra
em
8/2/2023

O Ano Novo Chinês foi comemorado por 15 dias. A virada do ano na China é um dos eventos mais tradicionais do país e, apesar do feriado oficial durar apenas três dias, a população conta com pouco mais de duas semanas de celebrações.

Durante essas festividades, os chineses praticam muitas tradições que fazem parte da cultura do país. Superstições sobre como regular as fronteiras do mundo dos viventes com o mundo dos imortais permeiam todos esses dias, como vimos aqui sobre o Festival das Lanternas.

Regular as fronteiras entre os dois mundos serve para dois benefícios: fortalecer o relacionamento entre os que vivem e apaziguar os espíritos e deuses que podem influenciar em como as coisas estão acontecendo por aqui.

Muitas dessas celebrações viraram tradições artísticas e marcos culturais importantíssimos. Abaixo vamos falar de alguns que são marcantes:

A Dança do Leão 舞狮

Essa dança mimética reproduz os movimentos de um leão para trazer sorte e dinheiro. É durante o Ano Novo que elas acontecem, mas eventos importantes também podem ser celebrados com essa dança.

Dois dançarinos são necessários, um para operar a cabeça do leão e o outro para ficar atrás movimentando a cauda. Com muito brilho, técnica e música rítmica, a dança reunia o povo em um culto de boas vindas à chegada da primavera.

Andar no em pernas de pau 踩高跷

Essa é uma tradição antiga de vilarejos chineses que organizavam eventos de Ano Novo. Paradas com muita música e festa eram feitas.

“Andar em pernas de pau e para alegrar o festival” (踩高跷闹元宵) era uma das formas como artistas e dançarinos inventaram para se sobressair nessas paradas. Esses artistas eram os que mais usavam maquiagem e roupas confeccionadas, para chamar bastante a atenção.

Chacoalhar a Lanterna do Dragão 耍龙灯

Ainda celebrando o Festival das Lanternas, a grande Lanterna do Dragão sempre teve seu lugar importante nas paradas das cidades.

O misticismo por trás da figura do dragão sempre acompanhou o povo chinês, tal qual a crença de que esse animal místico protegia o povo da vila de animais ferozes e de criaturas malignas.