O fim das festas do Ano Novo Chinês

O fim das festas do Ano Novo Chinês

Por
Calebe Guerra
em
1/2/2023

O décimo dia do calendário lunar (初十) marca o começo do fim das festividades de Ano Novo. A data no nosso calendário foi a de ontem, dia 31 de janeiro.

Esse dia é conhecido como “Diia da Pedra” ou “ o Festival da Pedra”. A palavra “dez” 十 em mandarim tem a mesma pronúncia que a palavra “pedra” 石. Ambas são pronunciadas como “Shi”.

A importância da pedra como símbolo de rigidez, resiliência e força bruta é ligada à ideia antiga de que algumas montanhas da China eram sagradas e que nelas habitavam seres místicos. Assim, essa data comemorativa começa a tirar as celebrações de dentro das casas para levá-las à lugares abertos onde rituais e oferendas eram entregues para essas montanhas.

O décimo dia do calendário lunar é um dia para descansar, como uma pedra faz.

Durante o dia de hoje, é proibido usar utensílios domésticos feitos de pedra. Então, em algumas regiões, os chineses consomem pão que foi amassado com rolos de madeira. O pão (馍饼) consumido somente com vegetais, nesta ocasião específica, significa uma passagem tranquila e descomplicada rumo aos novos caminhos do ano novo.

O ciclo do fim das festividades vai até o primeiro dia de fevereiro, conhecido como o Festival das Filhas e dos Genros 子婿日. Nesse dia, o convite para o encerramento desses dias de festas e celebrações é estendido à familiares mais distantes e agregados por casamentos.

Com dez dias de celebrações mais um, o Ano Novo Chinês do Coelho foi muito bem recebido e comemorado!

Esperamos que seja um ano cheio de vida, projetos grandes e muito sucesso em tudo para todos nós!

Feliz fim das festas de Ano Novo!