O Monastério Labrang —— Viagem ao Deserto de Gansu (2)

O Monastério Labrang —— Viagem ao Deserto de Gansu (2)

Por
Calebe Guerra
em
10/1/2023

O Monastério Labrang བླ་བྲང་བཀྲ་ཤིས་འཁྱིལ་  é um dos seis grandes monastérios da escola Guelupa do Budismo Tibetano. Sendo o único na província e um dos maiores fora do Tibet, sua importância é gigante.

Esse lugar é mais um tesouro escondido nas regiões desérticas da província de Gansu, como vimos no texto anterior.

Os livros de história dizem que no final do século 19 milhares de monges estudavam em Labrang, levando o local a ser considerado uma das maiores universidades de estudos religiosos e filosóficos da Ásia. Infelizmente um fogo consumiu uma grande parte da Assembléia em 1985, então o que podemos ver hoje é uma reconstrução feita na década de 90.

Hoje o local serve como museu para turistas, já que abriga uma grande coleção de estátuas de Buda, sutras, livros antigos e murais pintados. Parte preciosa do acervo histórico do povo tibetano também está guardada na Biblioteca de Labrang.

O monastério ainda funciona como uma escola e local de peregrinação, não somente como área turística. Então se um dia você quiser visitar, lembre-se de respeitar cada cantinho do Monastério, porque ele representa algo muito sagrado para os tibetanos.

Imagens: CGTN 大美自然 (Weibo); fotos pessoais trazem a marca d'água da conta do usuário.