Foste a cidade que escolhemos viver quando partimos da China. Uma cidade que nos acolheu e nos trouxe oportunidades. Aqui a nossa família se expandiu; vieram as filhas e genros. E fizemos amizades para a vida toda. Hoje nos sentimos tão gaúchos quanto chineses.
Não podemos negar: a vida de imigrante é repleta de desafios. Alguns dias são mais difíceis do que outros. E manter um pequeno negócio (em outro idioma e outra cultura) é um desafio diário em qualquer lugar do mundo. Aqui não seria diferente.
Mas das pessoas dessa cidade recebemos o apoio para começar, a força para resistir e o incentivo para sonhar e seguir em frente. Nossa certeza é uma só: o melhor de Porto Alegre são as pessoas maravilhosas que aqui habitam.
Reconhecemos que o momento é delicado e que é difícil manter o ânimo quando todos os dias negócios fecham as portas. Principalmente no nosso setor, notóriamente atingido pela pandemia.
É com saudade e certo saudosismo melancólico que recordamos e prestamos uma homenagem a alguns dos lugares mágicos que marcaram a história da gastronomia gaúcha. Lugares como o Floresta Negra, Pagoda, Grumete, Steinhaus, Birra & Pasta, Scherazade, Cantina Roma, Convés, Galeto do Marreta, Treviso, Bologna, Don Nicola.
E todo nosso respeito aos que bravamente continuam a oferecer à nossa cidade a diversidade gastronômica que ela merece. Obrigado Lancheria do Parque, Baalbek, Odeon, Sakaes, Atelier de Massas, Ratskeller Baumbach, Sharin, Komka, Banca 40, Primo Polastro, Govinda, Confeitaria Barcelona, entre muitos, por tudo que vocês nos proporcionam.
Vocês fazem parte da nossa memória afetiva.