As festas do Ano Novo Chinês, que a gente também chama de Ano Novo Lunar, acompanham os animais do Zodíaco.
O Ano do Tigre chega ao fim dando início ao Ano do Coelho. Ao todo existem 12 animais no Zodíaco e eles foram escolhidos há milhares de anos.
Os povos antigos costumavam usar a figura de um animal como divindade guardiã do clã ao qual pertenciam. Esses animais acabavam se tornando Totens desses clãs e símbolos da cultura de cada um deles.
O Urso e o Peixe foram os primeiros totens a serem escolhidos pelos chineses antigos. Logo depois vieram o Pássaro, a Tartaruga, o Cão e o Tigre.
Aos poucos, os Totens começaram a fazer parte de um sistema elaborado e laborioso, baseado na astronomia, cosmologia e adivinhação chinesas: o Zodíaco Chinês. Ele era usado como um método para contar anos, meses, dias e horas na corte imperial chinesa e no calendário civil, e como um sistema de previsão do futuro e para determinar traços da personalidade de alguém.
Diferentemente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol. Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano novo chinês; o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.
Esse ano será no dia 22 de janeiro, quando passamos do ano do Tigre para o ano do Coelho.