Se você estivesse no sul da China hoje, mais especificamente na sua fronteira com o Laos e a Birmânia, uma coisa é certa: estaria encharcada!
Entre hoje e sexta-feira acontece o ano novo da minoria étnica Dai (傣族). E o Festival da Água – Po Shui Jie (泼水节) – que acontece há mais de 700 anos, é o principal evento da passagem de ano.
A data marca a celebração do aniversário de Buda e é similar ao festival Songkran, na Tailândia. Sua origem remonta à tradição religiosa indiana do Bramanismo, a qual foi incorporada ao Budismo e trazida para a China pela migração dos primeiros Dai via Burma.
Mas qual o significado da água neste evento?
Para os Dai, a água simboliza o sagrado, a beleza e o brilho. A água é essencial para o crescimento de todos os organismos vivos, portanto, a deidade da vida. O ritual de jogar água simboliza uma forma de amor ao próximo. Quanto mais água (e mais molhada você ficar), mais prosperidade terá.
No dia do festival, o povo Dai veste sua regimenta tradicional e se reúne no templo budista, aonde os monges irão pregar os mantras. Após, ocorre um ritual simbólico aonde uma estátua budista é carregada de dentro do templo para o jardim e encharcada. É o "banho de Buda".
Finalmente, o ritual é estendido aos mortais, e todas as pessoas são encorajadas a jogarem água umas nas outras, numa grande festa. As pessoas invadem as ruas com potes, panelas e jarras cheias d'água para encharcar umas às outras. Todos são bem vindos. A celebração simboliza também a união entre a China com os países vizinhos do sul, que também celebram as suas versões do mesmo festival.
Fontes: Chinahighlights.com e Chinadaily.com
Foto: Cultural Keys China
Video: BBC