Quando o assunto é a primeira semana do Ano Novo Lunar, o povo chinês é bastante supersticioso. Muita coisa acontece na primeira semana, inclusive rituais para atrair sucesso financeiro!
Essa é a crença em Zhao Gongming 赵公明, o deus das riquezas.
Sua figura é emblemática: ele carrega uma grande moeda de outro nas mãos junto de um bastão de prata e monta um tigre preto. Considerado o administrador da fonte das riquezas, ele é poderoso para afastar os trovões, assoprar para longe os ventos contrários e ainda protege contra desastres naturais.
Sob suas ordens existem mais quatro deuses, juntos são conhecidos como os “Os deuses das riquezas dos cinco caminhos” 五路财神. O Templo Cidade de Deus 城隍廟,localizado em Shanghai é dedicado a eles.
O quinto dia 初五 do Ano Novo Lunar, no dia 26 de Janeiro, é o dia em que Zhao Gongming sairá para trabalhar. Acredita-se que ele passa pela cidade olhando onde é venerado e depois passa o ano todo recompensando seus adoradores.
Os chineses que acreditam nessa superstição preparam uma mesinha com vela e incenso para ele. Qualquer lugar que dê para apoiar uma imagem dos Cinco já é um altar.
Além do pequeno altar, os chineses preparam incenso, vela, lanterna chinesa, água e frutas. Existe uma lenda que diz que os cinco têm gostos diferentes, então geralmente são cinco frutas diferentes sobre a mesa.
Importante saber:
É essencial que, antes desses preparativos para o quinto dia do calendário lunar, você tome um banho completo e coloque roupas novas. Somente após estar bem vestido e apresentável é que você deve prestar suas reverências.
Alguns chineses acreditam que seja falta de educação pedir dinheiro de uma forma muito explícita, então geralmente o conteúdo das petições é intercessório e focado na saúde dos familiares mais próximos.