Neste mês acontece o 6º intercâmbio cultural Brasil >< China do Instituto cpfl. Para a ocasião, além de exposições de arte, mostras de cinema e webséries, o programa Café Filosófico vai receber dois encontros inéditos falando sobre o legado de Confúcio.
De curadoria do Calebe Guerra, a série Confúcio e minha vida será apresentada nos dias 22 e 29 falando sobre o legado do filósofo chinês ao mundo.
A primeira parte do evento discutirá um assunto pertinente nos livros confucionistas: a prática da humanidade.
A humanidade, segundo confúcio, é uma palavra conhecida como 仁 (ren). O ideograma traz o radical de "pessoa" 亻e o número dois 二.
Para confúcio, a prática da humanidade começa com a percepção de que no caminho da vida ninguém está sozinho. E perceber a pessoa ao lado (seja ela quem for) nos dá a oportunidade de praticar o que temos em comum: a humanidade que compartilhamos.
Assim sendo, a possível transformação social inflamada por atitudes individuais que cultivam a humanidade é fundamentada na crença de que todos nós temos a liberdade de escolher - ou não - cultivar o nosso meio a partir de nós mesmos.
Se você gostou do tema e tem interesse em saber mais, o link para a live do dia 22 já está disponível aqui:
Além disso, Calebe Guerra é um parceiro e colunista do You Yi, que trabalha desenvolvendo conteúdo para quem nos segue no blog e nas redes sociais. Doutorando em Literatura Clássica Chinesa pela Universidade de Wuhan, Calebe vem desenvolvendo projetos no Brasil relacionados ao seu campo de estudo.
Um deles é o lançamento do clássico moderno chines Ervas Daninhas 野草 de Lu Xun 鲁迅, o pai da literatura moderna. O livro está em pré-venda pelo site Benfeitoria e será lançado pela Editora Aboio em parceria com o Podcast BiYiNiao do Livro (do próprio Calebe).