Teresa Teng —— Estrela pop e diva da Ásia

鄧麗君

Teresa Teng —— Estrela pop e diva da Ásia

Por
Calebe Guerra
em
30/11/2022

Na China, a “eterna rainha do pop asiático” tem nome e todos já conhecem. É raro encontrar alguém por aqui que não saiba de quem estamos falando quando mencionamos a maior influência musical na música chinesa de todos os tempos.

Conhecida por ser a primeira popstar da Ásia, Teresa Teng faleceu em 1995 aos 42 anos de idade, mas em suas quatro décadas de vida que passaram rápido demais, ela conseguiu ser a artista chinesa mais conhecida do mundo.

Na China tem um dito popular que reverbera: “onde quer que tenha chineses, tem música da Teresa Teng” (只要有华人的地方就有邓丽君的歌声). O cenário musical das últimas décadas não teria sido o mesmo sem ela.  Em 1986, a Time Magazine colocou Teresa entre as sete melhores cantoras do mundo, coroando seu lugar de sucesso.


Teresa Teng com 16 anos já se apresentava em eventos

E esse sucesso não foi um acaso. Cantora desde os 14 anos, ela gravou mais de 1,700 músicas nas línguas e dialetos mais falados da Ásia: mandarim, cantonês, shanghainês, japonês, indonésio, hokkien e até mesmo em línguas ocidentais como Inglês e italiano. Em qualquer lugar da Ásia que havia um rádio, a voz doce e melancólica de Teresa podia ser escutada por horas sem parar em qualquer uma das grandes línguas do continente.

A musicalidade da Teresa Teng passa pelo trabalho (bem sucedido) que ela teve em transformar o estilo da música chinesa clássica em produto comercial e pop. São várias as canções cantadas pela Diva da Ásia que recitam poemas chineses antigos com a técnica do canto lírico em ritmos que durante as décadas de 70 e 80 eram dos mais comerciais que existiam e que usavam todos os instrumentos mais modernos do mercado.

Podemos dizer sem medo de errar que a vida e obra de Teresa Teng marcam a história da China e da Ásia, solidificação da estética clássica chinesa em um mundo onde a música se transformava constantemente devido à influência ocidental.

O Brilho da Lua Representa Meu Coração 月亮代表我的心

De todas as músicas que Teresa gravou e que fizeram história, O Brilho da Lua Representa Meu Coração, de 1977, é a que mais foi regravada por ela mesmo em outras línguas, tamanho foi o sucesso.

Só me importo com você 我只在乎你

Em 1987, pouco antes de precisar tirar férias para cuidar de sua saúde, “Só me importo com você” foi lançada com o tom melancólico e sensível de Teresa acompanhado por batidas de percussão típicas da década, agradou ao público e se tornou uma de suas canções mais famosas.

Reservada e de poucas palavras, muito se especula sobre a vida pessoal de Teresa, inclusive de um possível caso amoroso que ela teve com ninguém mais ninguém menos que o próprio Jackie Chan. Mas ela levou seus anos em quietude e produção artística, até que, após um forte ataque de asma, faleceu em Chiang Mai, Tailândia.

Foi somente sua voz que causou o impacto necesário para eternizá-la na história.

Informações secretas sobre ela e fofocas que prometem expor sua vida não somam a quantidade de canções memorizadas que foram gravadas por Teresa e que continuam viva no coração de muitos asiáticos até os dias de hoje.