A partir de hoje te convidamos a apreciar uma série dedicada a esta lendária bebida que está intrinsecamente ligada a cultura de um país, manifestada nos diversos rituais em torno de seu consumo. Seja numa refeição em família, numa celebração de casamento ou num jantar formal de negócios. O Baijiu é indispensável.
Ele já foi chamado de "dinamite numa garrafa", "soco na boca" e "lubrificante para se fazer negócios na China". O Baijiu (白酒) é o nome dado a uma categoria de bebidas destiladas e de alto teor alcoólico (espírito) que é extremamente popular na China, mas que fora da Asia ainda é relativamente desconhecido.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem histórica dessa bebida: sua evolução no tempo, os diferentes tipos de Baijiu, os rituais associados ao seu consumo e seu mercado.
Com uma produção de cerca de 10 bilhões de litros por ano para a categoria, o Baijiu é responsável por superar as vendas somadas de bebidas como Smirnoff, Jack Daniel's, Johnnie Walker e Bacardi combinadas. Vejamos alguns números:
Mas afinal, o que é o Baijiu?
A tradução literal do mandarim é "licor branco", ou seja, uma bebida destilada de alta concentração alcoólica (acima de 20%) de coloração transparente. É produzido a partir do Sorgo, uma planta de origem africana, e do composto Qū (曲/麹), uma cultura utilizada como base para uma série de bebidas e alimentos na China.
Existem mais de 12 subcategorias de Baijiu na China. As mais consumidas são: forte, leve, condimentada e de arroz. Seu teor alcoólico médio varia de 50 a 65%.
O vídeo abaixo, da produtora Goldthread, mostra um pouco sobre o processo de produção do Baijiu, e faz parte de uma série sobre as bebidas da China.