Uma viagem ao deserto de Gansu

Uma viagem ao deserto de Gansu

Por
Calebe Guerra
em
10/1/2023

A primeira cidade onde morei na China foi Lanzhou 兰州, capital da província de Gansu 甘肃.  Essa região é conhecida entre os estrangeiros por ser um dos pontos principais da antiga Rota da Seda. Mas entre os locais, ela é conhecida por ser o berço da civilização chinesa. No meio da cidade de Lanzhou cruza o Rio Amarelo, também conhecido como "Rio Mãe", de onde surgiram os primeiros assentamentos de tribos agrículas antigas.

Mas a província de Gansu, que conta com 22 milhões de pessoas, esconde muito mais tesouros que somente um rio. A área é desértica e o clima árido. Entre todos os lugares dignos de serem notados, aqui estão coisas bem especiais que você pode encontrar no deserto de lá:

Dunhuang 墩荒

A cidade de Dunhuang é um ponto marcante da província. O ponto turístico de maior popularidade é um Oásis que fica bas dunas da Montanha da Areia Cantante 鸣沙山. Esse nome vem de um barulho peculiar que as areias do deserto fazem ao serem jogadas pelo vento.

Dunhuang fazia parte de um dos principais caminhos da Rota da Seda que ligava a India via Lhasa e Mongólia até a Sibéria. Por isso, monumentos históricos de centenas de anos ainda podem ser vistos em seus arredores. Todo o território é considerado um grande sítio arqueológico, já que, às vezes, viajantes e locais encontram relíquias antigas perdidas no deserto.

Para quem deseja visitar, a forma mais fácil é se hospedar em Lanzhou e pegar um ônibus até a região. Há pequenos hotéis em vilas perto do deserto, mas qualquer turista precisa fazer a rota de aeroporto ou trem pela capital da província.

Oásis da Montanha da Areia Cantante 鸣沙山